PEQUENA ACADEMIA de ARTE – a arte como espelho da nossa sensibilidade

PEQUENA ACADEMIA de ARTE – a arte como espelho da nossa sensibilidade

Lysiane-9

A linha é a energia vital do desenho e a pincelada, a energia vital da pintura. Essas energias só conseguem se manifestar com todas suas possibilidades, se as deixarmos fluir. Mas isso, apesar de ser um princípio simples, não é necessariamente fácil. Fomos acostumados a aprender as coisas de uma outra forma, valorizando apenas os nossos acertos. Porém, é necessário olharmos com mais atenção as mensagens que podem estar ocultas naquilo que consideramos apenas um erro.

Lysiane-13

O fato é que, há acertos em cada ação nossa, desde que a intenção seja de fato acertar. E ao percebermos isso, automaticamente a nossa assinatura gráfica, que é a linha e a pincelada, vão se libertando. Todas as nossas aulas são práticas, e este conceito é frequentemente trazido para as reflexões que fazemos a respeito dos trabalhos produzidos. Como também desenho e pinto junto com os alunos, posso perceber com mais clareza as suas dificuldades e possibilidades. O princípio que sigo, é o de que cada dificuldade sinaliza uma direção a ser tomada, ou seja, uma direção para a otimização daquilo que já está dando certo e normalmente não é percebido.

Lysiane-15

Um aspecto importante das nossas aulas, é que trabalhamos sempre com referências históricas, de pessoas que se envolveram com o fazer artístico das mais variadas, diferentes e inusitadas formas. Os cursos são organizados em módulos de dois meses, com aulas semanais, sendo que durante a  semana fico disponível para receber imagens dos trabalhos e tirar dúvidas, pelo whatsapp. Durante o bimestre de maio e junho, trabalhamos no estudo da estatuária grega e as suas variações ao longo do tempo. Propus diversas formas de abordagem através do desenho, percorrendo períodos históricos muito distintos, que vão desde a abstração mais radical, até as representações anatômicas que nos são mais familiares.

Os trabalhos que ilustram esta postagem, produzidos por Lysiane Menezes, foram inspirados na observação de esculturas de um período remoto da arte pré-grega, produzida nas Ilhas Cíclades, e em Creta, e em uma imagem do período clássico, atribuída ao escultor Myron.

 

Nenhum comentário

Poste um comentário